O vegetarianismo consiste num regime alimentar que utiliza maioritariamente produtos de origem vegetal. Existem vários tipos de dietas vegetarianas, nas quais a carne e o peixe são sempre excluídos, mas que, em alguns regimes, podem incluir ovos e/ou laticínios.

O Dia Mundial do Vegetarianismo, foi estabelecido pela Sociedade Vegetariana Norte Americana, em 1977 e comemora-se hoje, dia 1 de outubro. Esta data foi implementada com o intuito de celebrar a empatia pelos animais e promover o respeito por todos os que escolhem colocar a carne, o peixe, o marisco ou qualquer derivado destes alimentos, fora das suas refeições.

O vegetarianismo tem sido adotado de forma crescente nos últimos anos, por motivos éticos, religiosos e culturais. Esta tendência contribui para melhorias no que toca à crise ambiental e contribui para um estilo de vida mais sustentável das pessoas que o adotam. Estima-se que existam 30.000 vegetarianos em Portugal.

Por vezes é comum ter a crença que a confeção de refeições vegetarianas pode ser demorada e exigente criativamente, o que leva a crer que a alimentação saudável e ética não é compatível com cozinhados práticos.

A IBAU é a solução para este problema, conciliando um estilo de vida sustentável com uma alimentação cuidada, prática e rápida de preparar.

Leave a comment